Gastrite h. pylori x Gastrite comum

Por: As Nutris 18 de Abril de 2019

Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago. Pode ser aguda ou crônica, causada ou não por bactérias.



As doenças do estômago costumam provocar muitos incômodos. Dores, queimação, acidez e refluxo são alguns dos sintomas mais comuns de uma gastrite.



Na gastrite, a dor é causada pela destruição da mucosa do estômago (que é uma camada protetora), sendo assim, o suco gástrico (que é muito ácido) agride a mucosa, causando desta maneira a sua inflamação.



A infecção por Helicobacter pylori (H. pylori) induz inflamação persistente na mucosa gástrica com diferentes lesões orgânicas em humanos, tais como gastrite crônica, que em estágios muito avançados pode causar úlcera péptica e até câncer gástrico.



Porém, a gastrite pode ter outras causas como excesso de ingestão de álcool, má alimentação, alimentos muito condimentados e apimentados, uso prolongado de alguns medicamentos. Idade, estresse, e doenças autoimunes são fatores de risco para gastrite.



Problemas emocionais estão relacionados à gastrite, ainda assim, não há comprovação de que exista “gastrite emocional”, ou seja, que inflamações da mucosa estomacal sejam exclusivamente causadas por problemas emocionais. No entanto, está bem esclarecido que questões emocionais podem influenciar negativamente este quadro de inflamação.



A gastrite é tratada de acordo com suas causas. Na gastrite causada por H. pylori, é necessário o uso de antibióticos. Nas gastrites causadas por substâncias (como álcool, remédios e até alguns alimentos que irritam mais a mucosa), é necessário evitar, descontinuar ou interromper o uso ou ingestão que irritam a mucosa.


Muitas pessoas, usam medicamentos como Omeprazol, indiscriminadamente. Porém, o seu uso contínuo sem orientação médica, pode causar problemas.O Omeprazol funciona como supressor gástrico, fazendo com que haja menor produção de ácido estomacal. Entretanto, seu uso sem a orientação correta, pode causar hipergastrinemia.

Na hipergastrinemia, o estômago produz quantidades excessivas de ácido. Causando dores e desconforto. Por isso, é sempre essencial a orientação de um profissional.


Texto elaborado por Sheila Pacheco e Nayara Nuernberger.


Referências:

http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-59072008000100005


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442003000400011


http://scielo.iec.gov.br/pdf/rpm/v22n1/v22n1a05.pdf


http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53566-o-que-e-a-gastrite-nervosa


http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/70/083a088_farmacoterapAutica.pdf