TROCAS INTELIGENTES: Castanha Crua, Torrada ou Frita?

Por: As Nutris 07 de Maio de 2019

A castanha de caju é rica em minerais e gordura monoinsaturada (gordura excelente para a saúde, como a do azeite), mas o seu preparo e a quantidade que devemos comer é importante para aproveitarmos melhor este alimento tão versátil.


O problema é que na maioria das vezes os rótulos trazem informações incorretas sobre este produto:

  • A castanha de caju “torrada”, muitas vezes é frita (em imersão em óleo vegetal hidrogenado, como se fosse uma batata frita).

  • E a castanha de caju “crua”, na verdade é a torrada, pois não se pode consumir a castanha de caju crua.


Portanto, é necessária atenção redobrada quando for comprar este alimento. Leitura da lista de ingredientes é fundamental.


Castanha de caju crua: Não é possível consumir a castanha crua, pois ela possui uma toxina capaz de causar irritações, queimaduras na pele e até sintomas mais graves. É necessário um processo para tirar a casca e aquecer a polpa, mas isso não é recomendado fazer e em casa. Apenas quem cultiva ou trabalha com a castanha sabe como realizar este processo sem riscos. Este processo vai cozinhar as castanhas de uma forma específica  e assim ficaram adequadas para o consumo.


Castanha de caju torrada: A maneira mais adequada de consumi-las. São as castanhas após o processo de aquecimento (realizado por quem é especializado) e torradas. Podem ser feitas diretamente no fogo ou em tachos, sem nenhuma adição de gordura ou outros ingredientes.


Castanha de caju frita: É  frita em imersão para mantê-las mais crocantes: As castanhas já cozidas e adequadas para consumo são fritadas geralmente em gordura vegetal hidrogenada. Geralmente neste tipo de preparo, sal é adicionado no final.


A sugestão de consumo diário de castanha da caju é de 1 punhado (cerca de 30-40g).


Entre a castanha de caju assada e frita, a maior diferença é na quantidade e qualidade de gordura: Enquanto a castanha de caju apenas torrada apresenta gordura apenas da própria castanha, sendo principalmente monoinsaturada, gordura benéfica ao corpo humano. A castanha de caju frita em gordura vegetal hidrogenada apresenta gordura trans e artificialmente saturada. Que são tipos de gorduras relacionadas a risco de doenças cardiovasculares.


Castanha de caju natural, apenas torrada:

30g apresentam: 171 kcal

Carboidratos: 8,7g

Proteínas: 5,6g

Gorduras totais: 14g

Sódio: 37,5 mg


Castanha de caju frita em gordura hidrogenada:

30g apresentam: 176 kcal

Carboidratos: 6,8g

Proteínas: 6,0g

Gorduras totais: 16,6g

Sódio: 54 mg


Conteúdo elaborado por: Estagiária Nayara Nuernberger e Nutricionista Sheila Pachecco.


Referências:


http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf


https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/11954/2/00078920.pdf


http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/nuts.pdf


https://www.oetker.com.br/snacks/castanha-de-caju.html