Existe ordem certa para comer saudável?

Por: As Nutris 29 de Maio de 2019

A alimentação é parte essencial para a vida. É bem estabelecido que para a manutenção da saúde é preciso comer alimentos variados de maneira equilibrada. Além disso, a ordem dos alimentos pode também fazer alguma diferença na saúde.


Um grupo de pesquisadores da Universidade de Cornell (EUA) realizou um experimento com 16 indivíduos com sobrepeso, obesidade e diabetes tipo 2 (em tratamento com remédio e estáveis).


3 experimentos foram realizados em dias diferentes, os indivíduos deveriam comer os mesmos alimentos mas de maneiras e ordem diferentes.


Sequência que foi utilizada:

  1. Carboidratos /10 minutos de intervalo / Vegetais / Proteínas

  2. Vegetais / Proteínas /10 minutos de intervalo / Carboidratos

  3. Consumo de todos os alimentos juntos (em forma de sanduíche)

Os resultados do estudo foram que ao consumir os vegetais e proteínas no início da refeição, os participantes do estudo apresentavam menor concentração de glicose no sangue, o que está relacionado com menor agravamento de diabetes tipo 2.


Outro resultado interessante é que o hormônio grelinaresponsável por sinalizar a sobre sensação de fome) apresentou concentrações diferentes em cada caso.  

Na sequência alimentar que os carboidratos eram consumidos no final, a grelina apresentou-se abaixo do “padrão”. Enquanto que em refeições em que refeições em que o carboidrato era o primeiro a ser consumido, os níveis de grelina estavam acima do padrão.  


De forma geral, no grupo de carboidratos ingeridos ao final na refeição a sensação de fome poderia se apresentar menor, por conta das menores concentrações de grelina. Mas por ser apenas um estudo, mais estudos são necessários para conclusões em diferentes tipos de indivíduos.

Na sequência 3 onde um sanduíche era ingerido, os níveis glicêmicos e do hormônio grelina apresentaram-se intermediários.


Por fim, o estudo demonstrou que há sim diferenças importantes da ordem da ingestão dos alimentos. Porém, mais estudos são necessários para uma conclusão e não é preciso que a partir de agora tudo que você comer seja na ordem da sequência vegetais/proteínas e por fim carboidratos, mas é possível praticar isso aos poucos no dia a dia.





Referências:


http://www.cienciainforma.com.br/post.php?id=332


http://care.diabetesjournals.org/content/diacare/early/2018/02/22/dc17-2244.full.pdf


https://super.abril.com.br/blog/oraculo/a-ordem-de-ingestao-dos-alimentos-interfere-na-absorcao-dos-nutrientes/