Lugares para ir
10 restaurantes japoneses mais queridinhos em São Paulo
Por: As Nutris 31 de Maio de 2019

A cultura japonesa é muito presente na cidade de São Paulo. Ao escolher comida japonesa para sua refeição, deve-se ir a um estabelecimento de confiança, pois trata-se também de alimento cru.
É necessário que os ingredientes tenham boa origem, sobretudo os peixes (os restaurantes devem saber quem são os fornecedores, de onde o peixe vem e como é armazenado durante o transporte). Mas ainda sim, haverá risco de contaminação por alguns microorganismos, porque é um alimento in natura, mas este microorganismos só aumentarão se não houver controle de temperatura (abaixo de 0ºC).
Confira aqui matéria sobre a contaminação de peixes
Os cozinheiros ou sushiman (profissional especializado em preparar sushis) tem contato direto com o peixe cru. Por isso, eles devem lavar a mão com muita frequência e os utensílios utilizados devem ser limpos e higienizados constantemente. Estes procedimentos evitam contaminações de diversos tipos. A validade deste tipo de alimento também é extremamente importante: Peixes crus armazenados em equipamento adequado com no máximo 2ºC é válido por 3 dias.
Clique aqui para ver a matéria sobre molho Shoyu
Por isso, listamos alguns dos restaurantes japoneses mais queridinhos de São Paulo:
Kinoshita
Ingredientes de alta qualidade chamam a atenção por seu frescor e preparo impecável. Pratos saborosos de texturas diferentes são a marca do restaurante.
Instagram: @kinoshitarestaurante
Ohka
Com grande variedade de pratos feitos com ingredientes de primeira linha, o Ohka é um restaurante diferenciado, sem perder a tradição de foco.
Instagram: @ohkasushi
Kitchin
O espaço, os pratos, as músicas, a decoração, tudo faz do Kitchin uma experiência única de imersão em sabores e arte. Os pratos em destaque são o salmão com azeite trufado, raspas de limão-siciliano e a merluza negra.
Instagram: @restaurantekitchin
Junji Sakamoto
O menu conta com os tradicionais sushis, sashimis e teishokus, além de alguns clássicos do Jun (outro restaurante do mesmo chef) como a Merluza Missoyaki negra, grelhada e marinada no molho de missô e o Tyawan mushi trufado no azeite, com pudim de ovos com frango e cogumelos.
Instagram: @junjisakamoto
Djapa
Grande variedade de peixes e frutos do mar. Alimentos frescos, preparados com muito cuidado. Os destaques são a trouxinha de camarão com abóbora, o vinagrete de lula e as ostras frescas e gratinadas são imperdíveis.
Instagram: @djapa_restaurante
Sassá Sushi
Com menu A La Carte, Delivery e Rodízio, o Sassá Sushi se diferencia dos demais em seu nicho. O delivery tem embalagem própria e sua entrega é rápida. O rodízio é um dos melhores de São Paulo. O destaque no menu é para o Harumaki de camarão, o carpaccio de salmão com maracujá e o tempurá de legumes.
Instagram: @sassasushi
Hamatyo
Pratos preparados com carinho pelo seu proprietário e sua esposa. O filho atende aos clientes. Comidas tradicionais, de qualidade excelente, fresquinhos, sem invenções como cream cheese e outras misturas. Casa pequena, poucas mesas; o preço não é barato, mas vale muito a pena pela qualidade.
Aizomê
A história do restaurante começou com a ideia de oferecer uma culinária japonesa mais tradicional com toques autorais. No início, aqui só se falava japonês e sempre houve um cuidado e respeito pelas raízes japonesas. Aos poucos a tradição e o frescor dos ingredientes dos nossos pratos começaram a ser descobertos por um público mais amplo.
Instagram: @aizomerestaurante
Shinguê
Restaurante de boa qualidade com peixes frescos. De prato principal o Teishoku Shigue é uma excelente opção, é um prato que tem várias preparações do restaurante.
10. Geiko-san
A casa está sempre inovando e possui um cardápio cuidadosamente elaborado, que serve pratos tradicionais e contemporâneos. O menu oferece deliciosas entradas como tatake de atum ou salmão, carpaccio branco, shitake e hana nira. Para o prato principal há opções de combinados, sushis, sashimis, tempurá de camarão, teppan carne e teppan frango. Há também uma grande variedade de saladas e pratos feitos com frutos do mar.
Instagram: @geiko_san
Referências:
https://minhasaude.proteste.org.br/8-perguntas-e-respostas-sobre-o-consumo-de-peixes/