Qual a diferença entre óleo de coco e TCM? Entenda o uso do óleo ou TCM no café como pré treino

Por: As Nutris 21 de Maio de 2018

Tanto o óleo de coco quanto o TCM são fontes de gordura (ácido palmítico, ácido láurico, ácido cáprico, ácido caprilico, e ácido capróico), proveniente de triglicerídeos de cadeia media (TCM). Destacando os ácidos láurico, cáprico e caprilico (ST-ONGE; MAYRSOHN; MO’KEEFFE, 2014).

O ácido láurico representa, em média, 47% da composição do óleo de coco, presente em grande quantidade no leite materno, ele exerce importante ação antimicrobiana, antiviral e antifúngica. Já os ácidos cáprico e caprilico, mais conhecidos pelas suas funções energéticas, também estão presentes no óleo de coco, porém em menores quantidades (LISBOA, 2017).

O TCM não é a mesma coisa que o óleo de coco apesar de serem extraídos a partir do mesmo substrato. É um suplemento nutricional que combina apenas os ácidos caprilico e cáprico, podendo ser até 7 vezes mais concentrado do que o óleo de coco. Essa maior concentração deve-se ao fato de que os ácidos caprilico e cáprico desempenham funções direcionadas em especial ao fornecimento rápido de energia aos músculos e cérebro (LISBOA, 2017, ST-ONGE; MAYRSOHN; MO’KEEFFE, 2014).

O que difere o TCM dos lipídios (triglicerídeos de cadeia longa) em geral?

A principal diferença está na digestão e absorção dos TCM. Pois são hidrolisados rapidamente, já que estão na forma necessária para serem absorvidas (em cadeias menores), são transportados diretamente para o fígado e, dessa maneira não ficam armazenados no corpo em forma de gordura (LISBOA, 2017).

Quais os benefícios de utilizar o TCM?

Como discutido à cima, esse fator contribui para uma fonte de energia rápida, o que impede a hiperglicemia ou hipoglicemia de rebote, além de poupar as reservas musculares e acelerar o metabolismo (LISBOA, 2017).

Para pessoas que estão em uso de dieta cetogênica (assunto abordado em post anterior), é uma boa forma de atingir as necessidades calóricas de gordura saudável, quando adicionado a bebidas, saladas ou cocções que necessitam de gordura. Além de auxiliar na perda de peso e ganho de massa magra. Lembrando que, a prescrição de TCM, ou óleo de coco deve ser feita por um profissional nutricionista.

Conteúdo elaborado por Byanca Batista e Elisabeth Garbarini | granduandas em nutrição pelo CUSC | Supervisionado pela Nutr. Sheila Pacheco


LISBOA, José Maria. THE SCIENTIFIC TRUTH ABOUT A SUPER FUNCTIONAL FOOD DENOMINATED COCONUT OIL. Brazilian Journal Of Surgery And Clinical Research, São Paulo, v. 18, n. 3, p.143-150, abr. 2017. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2018

ST-ONGE, P; MAYRSOHN, B; MO’KEEFFE. Impact of medium and long chain triglycerides consumption on appetite and food intake in overweight men. European Journal Of Clinical Nutrition, Europa, v. 1, n. 1, p.1-7, jul. 2014. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2018