Adoçantes Naturais

Por: As Nutris 20 de Julho de 2018

Anteriormente falamos sobre os malefícios do adoçante artificial sucralose. E quando há o conhecimento de que esses adoçantes artificiais não trazem benefício algum para a saúde, a pergunta frequente é  "o que posso usar para substituí-los?"

A melhor opção é utilizar os polióis (álcoois de açúcar), que são carboidratos de lenta digestão, resultantes da hidrogenação do açúcar encontrado em plantas. Têm diversos benefícios como o de não provocarem cáries, terem baixo índice glicêmico e valor calórico reduzido. Porém devem ser usados com moderação, pois podem causar efeitos laxativos.

Atualmente os mais conhecidos e recomendados são: xilitol, eritritol, maltitol e sorbitol.


Xilitol: Foi descoberto em 1891, e por ser um adoçante saboroso, de baixo valor calórico passou a ser utilizado na alimentação desde a década de 1960. E por ser antibacteriano é aprovado em todo o mundo para ser usado em produtos farmacêuticos e para a saúde bucal, pois contribui na prevenção de cáries e placas dentárias.

O Xilitol pode ser encontrado naturalmente em diversas frutas e legumes, e é produzido também pelo corpo humano a partir do metabolismo da glicose. Atualmente a principal fonte de sua extração é o milho.

Eritritol: é um adoçante sem calorias, saboroso e que pode ser utilizado em diversos alimentos e bebidas de calorias reduzidas e sem açúcar.  Pode ser encontrado facilmente em diversas frutas como, uvas, peras e melões e também em cogumelos e derivados de fermentação, como queijo, molho de soja e vinho.

Uma de suas principais características, além de não ter efeito laxativo como outros polióis, é a sua rápida absorção pelo intestino e sua eliminação sem alteração em até 24 horas através dos rins.

Maltitol: é o adoçante mais semelhante a sacarose, pois é cerca de 90% tão doce quanto o açúcar, e apresenta baixo valor calórico. É produzido a partir da hidrogenação da maltose, que é obtida através do amido.

Por ter calorias reduzidas, pode ser utilizado na produção de alimentos de baixo valor calórico, baixo teor de gordura e sem açúcar, como por exemplo na fabricação de chocolates sem sacarose.

Sorbitol: Foi descoberto em 1872, e pode ser encontrado naturalmente em diversas frutas. Recentemente, é obtido através da hidrogenação da glicose. Tem sido utilizado em alimentos industrializados e também em produtos das industrias cosméticas e farmacêuticas.  É um adoçante suave ao paladar, com sabor doce, refrescante e agradável. Não produz cáries e pode ser utilizado por pessoas diabéticas.

Entre os diversos benefícios em comum que esses polióis podem trazer, os que  ganham mais destaque são: o baixo índice glicêmico, valor calórico reduzido, podem ser indicados para diabéticos e não são cariogênicos.   

Sendo assim podemos considerar os adoçantes naturais como boas opções para quem não dispensa o sabor doce.

Fique ligado no instagram @asnutris e acompanhe todas as novidades!

Bjs, Nutr. Julia Marques =)




Referências

Schwartz GJ. The role of gastrointestinal vagal afferents in the control of food intake: current prospects. Nutrition. 2000 Oct;16(10):866-73.

Murphy KG, Bloom SR. Gut hormones and the regulation of enrgy homeostasis. Nature.2006 Dec 14;444(7121):854-9.

Saccharin and aspartame, compared with sucrose, induce greater weight gain in adult Wistar rats, at similar total caloric intake levels. Disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23088901

Elany De Sousa Borges Gonçalves. Aspectos Ferais do Xilitol e sua Aplicação na Saúde Humana.2012

Touster O, Shaw DRD., Biochemistry of the acyclic polyols. Physiol Rev 1962;42:181-225.