Cranberry e D-Manose no Tratamento e Prevenção Natural da Infecção Urinária

Por: As Nutris 10 de Agosto de 2018

Sentir dor ao urinar, vontade louca de ir ao banheiro muitas vezes no dia e, quando ir, fazer bem pouco xixi ou em até alguns casos graves, sair sangue na urina. São esses alguns dos sintomas da infecção urinária, uma patologia que ataca o sistema urinário e, como todas as outras doenças, deve ser levada à sério.

E nós, mulheres, quando comparadas com os homens, estamos mais propícias a ter infecção urinária. Por essa razão, prevenir é muito importante.

Imagem: https://diet234.com/wp-content/uploads/2014/09/bladder-ish.png

Algumas mudanças na rotina como, nunca segurar o xixi quando estiver com vontade, pois assim, acaba criando um ambiente favorável para as bactérias, evitar o uso de espermicidas, pois modifica a flora vaginal. E também é recomendado urinar após uma relação sexual, porque a urina “limpa” a uretra. Beber 2 litros de água ao dia é muito importante, para que o trato urinário permaneça em funcionamento constante.

Também existem alguns tratamentos naturais que podem ajudar na prevenção e no tratamento, como a Cranberry. Uma fruta antioxidante que têm sua eficácia já comprovada cientificamente, pois ela não deixa que a bactéria se instale no sistema urinário. Há diversas formas de consumo, ao natural, desidratadas, em suco ou até em cápsulas.

Imagem: http://www.specialtyproduce.com/sppics/210.png

Existem alguns suplementos com Cranberry que são formuladas associadas a D-manose. Um monossacarídeo (açúcar natural), encontrado na berinjela e no brócolis, por exemplo. Ela é metabolizado lentamente pelo nosso corpo e não é armazenado como reserva energética. Assim ela é filtrada nos rins e vai para a bexiga em forma livre. As células epiteliais da bexiga têm D-manose na sua composição, então quando as bactérias da infecção tentam se aderir à estas células, ocorre uma inibição competitiva entre elas e acabam se ligando a D-manose livre e são excretadas pela urina. Auxiliando então no tratamento e na prevenção do sistema urinário.

Resultado de imagem para d-manose

Imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a8/DL-Mannose.svg/200px-DL-Mannose.svg.png

Vale ressaltar, caso tenha os sintomas da infecção urinária, não ignore. Consulte um médico, tá bom?

E use suplementos como suporte de prevenção e tratamento em casos da infecção de repetição - prescrito individualmente por um nutricionista/médico.

Acompanhem todas as novidades no nosso instagram: @asnutris

Bj, estagiária Laura Gonçalves.

Supervisionado por Nutr. Sheila Pacheco


 REFERÊNCIAS

JEPSON, R. G., WILLIAMS, G., CRANG, J. C.. Cranberries products and prevention of urinary tract infections. JAMA Clinical Evidence Synopsis, vol. 310, n. 13, pp. 1395-1396, oct. 2013. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24084925>. Acesso em: 09 de agosto de 2018.

SCHAEFFER, A. J., AMUNDSEN, S. K., JONES, J. M.. Effect of carbohydrates on adherence of Escherichica coli to human urinary tract epithelial cells. Infect Immun, vol. 30, n. 2, pp. 531-537, nov. 1980. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7002802/>. Acesso em: 09 de agosto de 2018.