QUANTOS OVOS PODEMOS CONSUMIR POR DIA?

Por: As Nutris 06 de Fevereiro de 2019

O ovo é um dos alimentos mais versáteis e nutritivos que existe.


Sabe o por quê?


  1. É um alimento sacietogênico;

  2. Fonte de proteína de alto valor biológico, sendo 95% digerido;

  3. Acelera o metabolismo durante sua digestão;

  4. Contém colina, um nutriente capaz de melhorar o aprendizado, atenção e memória.


Além disso, muito se questiona a respeito do consumo de ovos com ou sem a gema.


Afinal gema deve ser consumida? E qual o consumo ideal de ovos por dia?


Na gema está presente as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K  que em conjunto, exercem um papel importante.

  • Vitamina A e E: antioxidantes, protegem as células da ação dos radicais livres e da inflamação, podendo assim, responder melhor ao processo de emagrecimento;

  • Vitamina K:  colabora com a saúde óssea, sendo interessante na prática de atividade física;

  • Vitamina D: importante na produção de hormônios. Logo, seu consumo no pós treino é interessante para auxiliar no processo de perda de peso e no ganho de massa magra.


E, em relação a quantidade de ovos a serem consumidos por dia, não há uma quantidade exata estipulada, ou seja, deve ser prescrito de acordo com rotina de treino e outros fatores, como:

- resultado dos exames de sangue

- estoque de gordura visceral (famosa barrinha pontuda)

- avaliação genética.


Exemplificando: se houver o consumo de 2 ovos pós treino, corresponde a 13g de proteína e 9,6g de gordura.

Essa quantidade de proteína não significa que a pessoa irá ganhar massa magra, nem que pode engordar por consumir essa gordura.

Tudo dependerá de quanto foi consumido de proteína e gordura nas refeições anteriores.


Para esclarecer ainda mais, se no almoço e/ou jantar houver a presença em exagero de carnes gorduras, aquele ovinho de codorna que muitos acham que é salada ou aquele sorvetinho/chocolate ao leite pós almoço, então, essas escolhas irão colaborar para o aumento da quantidade de gordura na dieta, - que somado a gema do ovo presente no café da manhã, por exemplo - pode interferir na perda de gordura corporal e trazer prejuízos aos exames de sangue/saúde.


Tendo em vista todos esses pontos, podemos dizer que seu consumo e quantidade de ovos diário para efeito de hipertrofia (ganho de massa magra e perda de gordura), vai depender das suas escolhas nas outras refeições. Na dúvida, consulte uma nutricionista.


Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. rev. Campinas: NEPA -UNICAMP, 2011. Disponível em:  . Acesso em: 06 fev. 2019.


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BIANCHI, Maria de Lourdes Pires. ANTUNES, Lusânia Maria Greggi. RADICAIS LIVRES E OS PRINCIPAIS ANTIOXIDANTES DA DIETA. Rev. Nutr., Campinas, 12(2): 123-130, maio/ago., 1999. Disponível em: . Acesso em: 06 fev. 2019.


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