8 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE BEBIDA ALCOOLICA X EMAGRECIMENTO

Por: As Nutris 19 de Fevereiro de 2019

1) Fermentados ou destilados?

A bebida alcoólica menos calórica é relativa, como podemos ver na tabela abaixo os destilados contém menos calorias que os fermentados.

Porém, as doses dos destilados são menores, sem contar que o consumo de destilados normalmente está associado com outra bebida, como refrigerantes, energéticos, sucos, tornando esse drink mais calórico.


2) Gin com tônica é uma boa opção?


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3) Bebidas zero para misturar com gin, vodka, wisk são uma boa opção?

O uso da sucralose também tem sido associado a alteração da microbiota intestinal

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4) Água de coco no drink é uma boa opção? Pode ser de caixinha? Qual escolher?

Sim! A água de coco pode ser uma escolha assertiva na hora de preparar um drink alcoólico, ela contém eletrólitos que são excretados pelo processo de desidratação gerado pelo consumo de álcool, assim ela contribui com a reposição desse eletrólitos.

Pode  ser a água de coco de caixinha, mas leia a lista de ingredientes e prefira as marcas sem aditivos.


5) O álcool causa algum distúrbio hormonal?

Um estudo mostrou que o consumo de 30g de álcool por semana, o que equivale a aproximadamente duas taças de vinho, ocasionou uma diminuição dos níveis sanguíneos de testosterona e um aumento dos níveis de estradiol.


6) Nos dias que consumir a bebida alcoólica quais alimentos não podem faltar na rotina?

  • Consumir  proteína antes e após a ingestão de bebida alcoólica, afim de garantir o aporte proteico necessário para construção muscular.  

  • Ingerir bastante água durante.

  • Evitar o consumo de álcool associado com alimentos calóricos (carboidratos simples, frituras, sorvetes e outros industrializados) no mesmo dia.

  • Consumir pelo menos  400 gramas de frutas, legumes e verdura para assegurar boa quantidade de micronutrientes para metabolismo (3 porções de frutas e 2 de legumes/verduras).

7) O que levar para comer durante a curtição de blocos?

Barrinhas de proteínas, castanhas com frutas desidratadas, barras de nuts, paçocas com adição de whey protein.


8) A whey protein pode me ajudar em dias que eu beber?

Sim. Caso não consiga comer fontes proteicas em todas as refeições é recomendado a suplementação. Pode ser whey, barra de proteína ou albumina. Homens em média 2 doses/dia. Mulheres 1 dose/dia. Claro que é individual e depende do que vai ser ingerido ao longo do dia.


   Abaixo podemos ver as quantidades de calorias presentes nas bebidas alcoólicas

 

Fonte:Centro de Informações sobre Saúde e Álcool - CISA 


Um alerta para quem segue dietas com restrição calórica e faz a associação com o uso de álcool. Sabe-se que a absorção do álcool é mais rápida quando o estômago está vazio, potencializando os efeitos da substância no organismo. Em casos mais críticos, quando o indivíduo restringe significativamente a dieta para “poupar” calorias para que possa ingerir bebida alcoólica, pode levar ao quadro de drunkorexia – a sobreposição do consumo nocivo de álcool com tendências a transtornos alimentares.


Visto que, de modo geral o que engorda não é uma única bebida e nem uma dose de álcool, o que leva ao ganho de peso é o excesso de calorias, principalmente , calorias vazias, essas presentes nas bebidas alcoólicas.

Não há recomendação segura para o consumo de bebidas alcoólicas. Nem mesmo casualmente.



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Beijos e até o próximo!

Por: Estagiária Aline Rios e Nutricionista Sheila Pachecco




REFERÊNCIAS: 


VENKAT, Kk; et al. Efeito do consumo de álcool na densidade mineral óssea e parâmetros hormonais em soldados masculinos fisicamente ativos. 2009. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19450718>. Acesso em: 19 fev. 2019.

Centro de informações de saúde e álcool-CISA. Álcool, verão e dieta. Disponível em: <http://www.cisa.org.br/artigo/3599/tipos-bebidas-alcoolicas-calorias.php>. Acesso em 14 fev. 2019.

Centro de informações de saúde e álcool-CISA. Álcool, verão e dieta. 2018. Disponível em:<http://www.cisa.org.br/artigo/10219/alcool-verao-dieta.php>. Acesso em: 14 fev. 2019.

KACHANI, Adriana Trejger; et al. O impacto do consumo alcoólico no ganho de peso .2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rpc/v35s1/a06v35s1.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2019. 

Oliveira OLIVEIRA, Daiane Gonçalves de; et al. Consumo de álcool por frequentadores de academia de ginástica. 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v63n2/0047-2085-jbpsiq-63-2-0127.pdf>. Acesso em:14 fev. 2019.