SISTEMA IMUNE E ALIMENTOS IMUNOPROTETORES

Por: As Nutris 25 de Fevereiro de 2019

O sistema imunológico é importante para nos defender contra microrganismos que agem em inúmeras substâncias estranhas presentes no ar, nos alimentos ou nos objetos, sendo essencial contra o desenvolvimento de tumores e infecções pois ativa linfócitos e aumenta a produção de anticorpos, ambos responsáveis pela defesa do nosso corpo.



Vários fatores podem modificar o comportamento do sistema imunitário como a idade, os fatores genéticos, metabólicos, ambientais, fisiológicos e inclusive nutricionais. Estudos têm mostrado que uma alimentação adequada juntamente com nutrientes específicos beneficia a resposta imunológica quando associados também ao exercício físico.



O que você come influencia na saúde e portanto, na sua imunidade, diminuindo as chances de ficar doente e contribuindo para uma recuperação mais rápida. O sistema imunológico realiza várias reações bioquímicas que dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos. Uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes.


Por isso, é importante o consumo de alguns alimentos:


  • Alho: contém zinco e selênio, micronutrientes antioxidantes que estimulam a imunidade humoral e celular.


  • Frutas cítricas como laranja, acerola, limão, kiwi e morango: contém vitamina C, importante para aumentar a produção de glóbulos brancos e anticorpos e tem ação anti-inflamatória. Se consumidas regularmente diminui a duração e sintomas do resfriado.


  • Gengibre: por ser um alimento antioxidante aumenta a imunidade e diminui citocinas- substâncias que promovem a inflamação, além disso, atua na prevenção do câncer.


  • Ostra, marisco, lula, carne bovina e cereais: contém zinco, micronutriente essencial para o crescimento, desenvolvimento e função imunológica. A deficiência de zinco pode aumentar as chances de infecções, redução do peso corporal e massa muscular.


  • Laticínios como iogurte natural e leite: aumentam a capacidade do indivíduo de combater infecções microbianas e melhora a capacidade do sistema imunológico de combater vírus e células cancerosas.


Veja abaixo o Ranking dos principais alimentos de origem animal que devemos consumir para ter uma boa ação imunológica:





Elaborado por: Estagiária Thais e Nutricionista Sheila Pacheco.





REFERÊNCIAS:


http://www.scielo.br/pdf/rbme/v5n3/10.pdf


https://revistas.ufpr.br/academica/article/download/57737/35375


http://www.sbai.org.br/revistas/Vol331/ART%201-10%20-%20Micronutrientes%20e%20sistema%20imunol%C3%B3gico.pdf


http://www.uniararas.br/revistacientifica/_documentos/art.3-009-2015.pdf


http://www.esalq.usp.br/acom/clipping/arquivos/18-01-14_conheca_os_beneficios_do_gengibre_para_a_sua_saude_m_de_mulher_mdm.pdf


http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/viewFile/17125/15833


American Journal of Clinical Nutrition 2000;71:861-872; European Journal of Clinical Nutrition 2000;54:263-267. Publicado em Bibliomed Saúde em 10/04/2000