Nutrição Esportiva
BCAA FUNCIONA PARA GANHO DE MASSA MAGRA?
Por: As Nutris 15 de Março de 2019

Confira abaixo as perguntas e respostas que elaboramos para tirar suas dúvidas a respeito do BCAA:
O que é BCAA?
O BCAA é o conjunto de três aminoácidos de cadeias ramificadas e classificados como essenciais- não são sintetizados no organismo, ou seja, devem ser fornecidos através da alimentação ou suplementação (mais comum), sendo eles: valina, leucina e isoleucina, aminoácidos concentrados em proteínas animais e importantes para promover a síntese proteica muscular.
Por qual motivo levam as pessoas utilizarem o suplemento?
Com o intuito de aumentar a massa muscular, melhorar o desempenho e retardar o início da fadiga.
É garantido que a quantidade de leucina fornecida no suplemento será absorvida?
Há uma competição pela absorção da leucina – já que os três aminoácidos presentes são absorvidos no mesmo local (intestino) e através do mesmo mecanismo, podendo assim, diminuir a quantidade biodisponível do aminoácido em questão no músculo e comprometendo a síntese proteica.
Melhor a leucina isolada ou com os outros aminoácidos?
A suplementação isolada ou não de leucina desempenha um papel importante no processo de hipertrofia e recuperação muscular pós-exercício em treinos de força e resistência. Porém, em relação aos treinamentos de endurance (corrida), ainda é necessário estudos mais aprimorados.
O uso do suplemento no pré ou pós-treino é eficiente?
A ingestão de BCAA após o treinamento de força não se sustenta, ainda mais considerando que o indivíduo fará uma refeição rica em proteínas após a sessão de treino, garantindo a quantidade adequada de aminoácidos. E em relação ao pré-treino, não há estudos suficientes comprovando benefícios ou não do consumo.
Como deve ser a base da alimentação para ganho de massa muscular?
Para obtenção de massa muscular é necessário que haja ingestão adequada de nutrientes, principalmente de carboidratos in natura e proteínas, priorizando aquelas com alto valor biológico, pois fornecem aminoácidos essenciais em quantidades e proporções adequadas para gerar o efeito anabólico.
Quais são boas fontes de proteína?
A proteína do soro do leite, pois é rapidamente digerida e encaminhada para a corrente sanguínea, estimulando a síntese proteica muscular (SPM) de forma eficiente. A proteína de soja também é absorvida de forma rápida, porém não estimula a SPM na mesma proporção do que o soro do leite, por esse motivo é mais indicada para veganos/vegetarianos ou pessoas com alguma restrição alimentar.
Afinal, utilizar o BCAA é uma boa estratégia?
Uma vez que já entendemos que o aumento das concentrações de leucina constitui um fator fundamental para a estimulação da síntese proteica, o uso dos BCAAs como complemento à proteína não parece ser a melhor estratégia/investimento.
Além dos pontos citados, é importante saber se o paciente faz uso hormonal em ciclos, pois talvez seja indicado o uso de BCAA já que a demanda energética costuma aumentar com o uso dos hormônios. Entretanto, não há muitos estudos para comprovar essa prática.
Conteúdo elaborado por: Estagiária Thais e Nutricionista Sheila Pachecco.
REFERÊNCIAS:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24284442
http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/download/549/531
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22807528
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30513704
http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/viewFile/397/379